Publicado em 07 mai 2019

O uso de resíduo cerâmico na composição do concreto

Redação

A utilização de resíduo cerâmico em substituição ao agregado miúdo tradicional na composição do concreto apresenta uma boa alternativa para solucionar parte do problema do descarte e redução de custos. Porém, qual percentual a ser utilizado de forma que não se perca qualidade na fabricação de cimento Portland? E quantos testes para tal verificação é necessário realizar para chegar a um número confiável? A simulação de resultados pode auxiliar na solução.

cerâmico2

Fabiano Roberto Santos de Lima

cerâmico3

Julia de Souza Barcellos

É indiscutível a importância que a indústria cerâmica tem para a economia nacional. Dados da CNI [1], revelam que ela representa 21% do PIB nacional, responde por 51% das exportações, 68% das pesquisas e desenvolvimento do setor privado e por 30% dos tributos federais. De um modo geral, a expansão acelerada do setor industrial trouxe como consequência o aumento de resíduos industriais.

O avanço tecnológico e a diminuição da vida útil de cada produto, promoveu um aumento de resíduos poluidores dos mais diversos tipos, como polímeros, aço, componentes químicos, cerâmica, e outros [2].

Em particular, a indústria de cerâmica brasileira tem participação no PIB nacional da ordem de 1,0%

com relatos de que o setor ampliou em 12% as exportações e cresceu 1,5% em vendas no mercado interno, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Revestimentos Cerâmicos [3].

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica