Publicado em 07 mai 2019

Os aspectos legais e jurídicos da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

Redação

Com a consolidação do modo de produção capitalista e a adoção de novas práticas de mercado, temáticas envolvendo a promoção de um ambiente laboral mais dinâmico e menos exaustivo passaram a adquirir notável importância no cenário produtivo. Nesse sentido, foram desenvolvidos inúmeros programas objetivando a promoção da saúde e bem-estar do obreiro, quando inserido no ambiente de trabalho, dando ensejo a um aumento considerável na produtividade das organizações, tanto aquelas ligadas ao capital privado, como as integrantes da administração pública.

vida2André Pinho Simões, Roberto Miglio Sena e Rodrigo Alvim Gusman Pereira

Com o desenvolver do modo de produção capitalista – notadamente no transcorrer dos séculos XIX e XX –, bem como sua consolidação na geopolítica mundial no período pós guerra fria (1991), temáticas envolvendo o termo qualidade de vida ganharam destaque e amplitude no cenário produtivo e intelectual. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo qualidade de vida pode ser definido pela percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no contexto da cultura e dos sistemas de valores nos quais ele vive, e em relação a seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações (THE WHOQOL GROUP, 1998, p. 2585).



Ocorre que questões envolvendo o termo qualidade de vida tangenciam uma área de conhecimento multidisciplinar, que não permite certos reducionismos. Nesse sentido, apesar da definição apresentada pela Organização Mundial de Saúde expressar com clareza a faceta subjetiva de...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica