Publicado em 21 mai 2019

Computadores: método ou ferramenta?

Redação

Os computadores são ferramentas maravilhosas. Mas, pelo menos hoje e em um futuro imaginável, continuam sendo apenas isto: ferramentas. Computadores são capazes de definir métodos somente em obras de ficção científica.

eduardo

Eduardo Moura -

Durante a leitura do livro Ensaios sobre a Teoria das Restrições, de Goldratt, a pergunta acima me chamou a atenção. Coberto de razão, ele afirma que uma ferramenta não pode substituir um método; apenas apoiá-lo.



O dicionário Aurélio define com precisão cirúrgica: método é o caminho para chegar a um fim e ferramenta significa qualquer utensílio utilizado nas artes ou nos ofícios. Amo dicionários: a definição da palavra revela que para definir um método é preciso: decidir sobre o fim, isto é o objetivo final desejado, e estabelecer o caminho, isto é, a sequência de passos lógicos que permitem alcançar o objetivo.

Já a definição de ferramenta pressupõe o uso, isto é, a decisão anterior de como utilizá-la eficazmente na execução do método. Portanto, devemos concluir que computadores são ferramentas maravilhosas. Mas, pelo menos hoje e em um futuro imaginável, continuam sendo apenas isto: ferramentas.


Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica