Publicado em 21 mai 2019

Uma normalização para a competitividade

Redação

Há um tripé para a competitividade brasileira que precisa ser desenvolvido de forma igualitária: qualidade ou gestão, normalização e metrologia. Por exemplo, a normalização é vital para criar e manter a qualidade e a metrologia. A qualidade é a medida em que as necessidades e expectativas de um usuário são atendidas. Para proteger os consumidores, deve-se estabelecer a adequação à finalidade - crucial para muitos produtos e serviços como um equipamento médico, um pneu de carro, a manutenção de uma edificação, etc. Assim, um determinado nível de competitividade pode ser alcançado pela conformidade das organizações com uma norma consensada para um produto ou serviço e também pela conformidade com outra norma ou guia para um sistema de gestão eficaz. Isso garante resultados consistentes em todos os processos de produção, o que pode melhorar e ampliar a efetividade dos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, aprimorar o marco legal e organizar a governança da inovação no país.

normalização2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

As normas técnicas são aplicadas a muitos materiais, produtos, métodos e serviços, e elas simplificam os aspectos do dia a dia e aumentam a confiabilidade e a eficácia dos bens e serviços que os brasileiros usam. Todos dependem uns dos outros em uma economia global, de modo que as normas proporcionam a tranquilidade de que os produtos e serviços possam funcionar juntos, não importa qual seja sua origem.



O Brasil necessita, hoje, cumprir o mais urgente possível três premissas: dispor de uma boa infraestrutura em metrologia, normalização e avaliação da conformidade, como parte das políticas públicas de desenvolvimento econômico com equidade social; adesão do país aos compromissos do multilateralismo no que se refere às atividades relacionadas com metrologia, normalização e avaliação da conformidade, onde se destaca o papel dos fóruns internacionais de normalização, em particular da ISO e IEC; maior e...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica