Publicado em 28 mai 2019

A Qualidade das fitas isolantes

Redação

Esse é um produto de uso comum que, além da tradicional utilização para proteção de fios e cabos de energia elétrica, admite muitas outras funções em várias situações distintas, até como fantasia de carnaval. Usada para proporcionar uma maior segurança nas instalações elétricas, as fitas isolantes, mesmo as fabricadas com qualidade, não garantem completamente a segurança do consumidor, pois para além do atendimento às normas, o uso correto do produto e o cuidado com outros fatores na hora de fazer a instalação elétrica são fundamentais para evitar acidentes elétricos.

isolante2

Da Redação –

Segundo alguns especialistas, há muitas situações de risco que merecem cuidados, pois, por falta de atenção ou desinformação, muitas pessoas têm sido vítimas de acidentes com eletricidade, algumas vezes fatais, pelo simples fato de tocarem ou se aproximarem demais dos fios elétricos. Para usar corretamente as fitas isolantes evite ligações improvisadas ou gambiarras; para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou emendas; mantenha a fiação longe do contato com a água; a amarração dos fios não deve ser feita nas ferragens ou partes metálicas; evite deixar os fios elétricos espalhados pelo chão e sem proteção.

isolante3

Igualmente, antes de qualquer conserto nas instalações elétricas internas, desligue a chave geral (disjuntor), ao ligar aparelhos nas tomadas, verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem (127 ou 220 V) é igual à indicada para o equipamento, ao desligar os aparelhos das tomadas, verifique antes se o botão ou chave estão de...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica