Publicado em 28 mai 2019

Tecnologias digitais e seu senso de imediatismo

Redação

Pode-se citar o exemplo de um cliente que decide comprar sua refeição via internet. Planeja sua refeição, seleciona um site e daí escolhe tudo que gostaria de comer, esperando que sua encomenda seja entregue no período de minutos na porta de sua casa ou do escritório.

tereza

Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho

A sociedade contemporânea está cada vez mais permeada pelas tecnologias digitais, presentes na maioria das atividades humanas. Essas atividades vão desde a educação, o trabalho, os negócios, a produção de bens, a produção e a oferta de serviços até o entretenimento, as compras e outras.



Muitas dessas atividades podem ser realizadas a partir da palma de nossa mão. Empregando-se um smartphone, podemos assistir a um vídeo, participar de um curso remoto, pagar nossas contas, fazer transferências bancárias, fazer compras, encomendar o nosso jantar, pedir um táxi ou carro e assim por diante. Isso cria um senso de imediatismo, pois com algumas poucas operações a partir do nosso smartphone temos acesso a um mundo de serviços.

Neste cenário efervescente, discute-se qual é o papel do ser humano, tanto do lado do usuário ou cliente como daquele que produz bens ou presta serviços. Tomamos o exemplo ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica