Publicado em 04 jun 2019

O trabalho e as tecnologias digitais

Redação

Não só no Brasil, mas no mundo, o trabalho está em um estado de fluxo contínuo de mudanças, o que está causando uma ansiedade considerável - e com boas razões. Há uma crescente polarização das oportunidades do mercado de trabalho entre empregos de alta e baixa qualificação, desemprego e subemprego, especialmente entre os jovens, renda estagnada para uma grande proporção de domicílios e desigualdade de renda. A migração e os seus efeitos no emprego tornaram-se uma questão política sensível em muitas economias avançadas. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de autoria dos pesquisadores Aguinaldo Nogueira Maciente, Cristiane Vianna Rauen e Luis Cláudio Kubota, mostrou uma tendência de extinção de atividades que envolvem força física e valorização de habilidades cognitivas e gerenciais. Ou seja, a cada dia, as novas tecnologias estão mais presentes no dia a dia dos brasileiros. Apesar de todos os benefícios, os avanços podem impactar na oferta de algumas funções no trabalho, principalmente nas indústrias.

emprego2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Atualmente, o desenvolvimento da automação possibilitada por tecnologias que incluem robótica e inteligência artificial traz a promessa de maior produtividade (e com produtividade, crescimento econômico), maior eficiência, segurança e conveniência. Mas, essas tecnologias também levantam questões difíceis sobre o impacto mais amplo da automação em empregos, habilidades, salários e a própria natureza do trabalho.



Muitas atividades que os trabalhadores realizam hoje têm o potencial de serem automatizadas. Ao mesmo tempo, sites de correspondência de empregos como o linkedin e o monster estão mudando e expandindo a forma como as pessoas procuram trabalho e as empresas identificam e recrutam talentos.

Os trabalhadores independentes estão cada vez mais optando por oferecer seus serviços em plataformas digitais, incluindo upwork, uber e etsy e, no processo, desafiando ideias convencionais sobre como e ond...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica