Publicado em 04 jun 2019

Os ensaios em elementos de vedação elastoméricos

Redação

Em relação aos elementos de vedação com base elastomérica, o fabricante deve estabelecer e manter um sistema de controle de processo de fabricação documentado, que inclua o controle interno da qualidade e as avaliações efetuadas por terceiros, de modo a comprovar a conformidade com as normas dos produtos. Além disso, deve, quando solicitado, apresentar ao comprador ou seu representante os documentos do seu controle do processo de fabricação, como procedimentos e relatórios. O comprador ou seu representante deve avaliar o controle do processo de fabricação e os recursos técnicos empregados durante a fabricação de elementos de vedação de elastômero, destinados a tubos, conexões, componentes, equipamentos e acessórios para saneamento, drenagem e águas pluviais.

elastomero1Da Redação –

Pode-se dizer que a vedação é o processo usado para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro. Esses elementos, geralmente, localizam-se entre duas peças fixas ou em duas peças em movimento relativo.

As junções cujas peças apresentam movimento relativo se subdividem em girantes, quando o movimento é de rotação, e deslizantes, quando o movimento é de translação. Na vedação existem diferentes aplicações, como acoplamentos, reservatório de estocagem; junções móveis em movimento de rotação, neste casos precisamos conhecer os tipos de junções. Os elementos de vedação classificam-se em dois grupos: de junções fixas e de junções móveis.



Muitas vezes, a vedação requer atenção aos seguintes aspectos: temperatura - no caso de se trabalhar em ambiente com temperatura muito elevada, a vedação torna-se mais difícil; acabamento das peças - uma boa ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica