Publicado em 11 jun 2019

A Qualidade dos têxteis para a saúde

Redação

A aplicação de materiais têxteis na saúde é um campo importante e com alto potencial de desenvolvimento, e a relevância desses materiais é determinada por suas excelentes propriedades físicas, estruturais e mecânicas, tais como: resistência, extensibilidade, flexibilidade, permeabilidade ao vapor, ar e líquidos, disponibilidade em se construir estruturas bi e tri dimensionais, espessura, seção transversal, etc. Importante é que esses materiais, obrigatoriamente, devem ser fabricados conforme as norma técnicas.

têxtil2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

A aplicação de materiais têxteis na saúde vem crescendo consideravelmente nos mais diversos segmentos, tais como: vestuário, cama, mesa e banho, engenharia civil, esporte, arquitetura, transporte, proteção e na área da saúde não é diferente. Atualmente, inúmeros estudos buscam formas inovadoras para aplicar materiais têxteis em procedimentos cirúrgicos (materiais implantáveis), na proteção e conforto (produtos para saúde e higiene) e até mesmo em órgãos artificiais, com o objetivo de obter melhores desempenhos, maior praticidade e também melhorar a satisfação dos profissionais da saúde e de seus pacientes.



Um estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de autoria dos pesquisadores Rayana Santiago De Queiroz, Gabriele Paula De Oliveira e Patrícia Muniz Dos Santos Silva, revelou que a área de têxteis médicos vem gradualmente assumindo importante papel e posição no mercado desde o final do século passado...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica