Publicado em 11 jun 2019

Melhoria, pensamento analítico e pensamento sistêmico

Redação

Infelizmente hoje, na enorme maioria das empresas, as verdadeiras oportunidades de melhoria são perdidas em nome da eficiência de custo. Uma vez em cada ano, um grupo de executivos se dedica durante meses ao solene ritual numerológico de predizer quanto vão gastar (até o último centavo) e passam o restante do ano justificando porque é que não cumpriram o plano.

eduardo

Eduardo Moura -

Ninguém é contra a melhoria. Mas o consenso parece que termina aqui, com esta constatação óbvia. Para Fulano, melhoria é o que ele faz no seu trabalho diário. Para Ciclano, é o lançamento de um novo produto. Já para Beltrano, melhoria é comprar uma máquina de alta tecnologia. E ainda para Mengano, é instalar um sistema de CRM.



Qual seria então o critério para saber o que realmente é melhoria? Penso que Eli Goldratt deu uma boa resposta para isto: só é melhoria aquilo que ajuda a empresa a realizar mais de sua meta (ou missão).

Em outras palavras, a verdadeira melhoria é aquela que pode ser percebida no desempenho global da empresa, isto é: melhoria sistêmica. O resto é desperdício. O problema é que toda melhoria é implementada através de ações específicas, localizadas, enquanto o critério para avaliar sua real eficácia deveria ser global.

Entretanto, a maioria das pessoas nem se dá conta de que i...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica