Publicado em 11 jun 2019

Por que tantos subsídios ou enrolações na conta de energia elétrica dos brasileiros?

Redação

A energia elétrica no Brasil é muito cara e de péssima qualidade. Porém, o que muita gente não se deu conta é que mais de 40% do valor que se paga todos os meses não é pela energia consumida, mas, sim, encargos (16%) —nos quais se inserem os subsídios— e tributos (28%). Confira na sua conta. Um absurdo que não existe em nenhum outro país do mundo!

editorial2Os tais subsídios estão mascarados na conta de luz como encargos e eu não consigo entender nada. E quem sou eu para ligar para a operadora de energia elétrica, pois sei que não serei bem atendido. Conforme alguns órgãos defensores do consumidor, a cota de subvenções e grande parte do dinheiro do consumidor vai para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Seu objetivo é custear políticas públicas do setor, como a universalização do acesso à energia, a concessão de descontos tarifários a setores econômicos estratégicos e o fomento à competitividade de fontes alternativas.



No meu caso, tive um consumo em 31 dias de 250,0 kWh. Mas, uma quantidade de coisa que eu não consigo entender nada está na conta. Veja figura abaixo.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica