Publicado em 18 jun 2019

As patologias em revestimento cerâmico

Redação

A ocorrência de patologias representa um fator de redução da vida útil nas edificações prediais e pode comprometer a segurança e habitabilidade de um imóvel. Os tipos de patologias são extremamente variados e praticamente atingem todos os sistemas prediais. O surgimento também ocorre em período abrangente, ou seja, constatam-se registros de manifestações patológicas em obras recém-concluídas até construções centenárias. As causas podem ser diversificadas, mas em sua maioria estão restritas a falhas de projeto (inclusive ausência de projeto específico), falhas de execução e falhas de manutenção. O sistema de revestimento cerâmico de fachada vem se destacando pela estética e valorização do imóvel, contudo, o surgimento de patologias nesse sistema cresceu consideravelmente. Os custos de recuperação são significativos e podem ser atribuídos às incorporadoras e ou construtoras, conforme diagnóstico de causas. Observa-se que as falhas de projeto e execução tem gerado inúmeras patologias no revestimento cerâmico de fachadas, repercutindo em despesas não previstas nos orçamentos das obras e na redução do tempo de vida útil do revestimento.

Marcelo

Marcelo Pereira de Miranda

Apesar dos avanços nas tecnologias construtivas, bem como na qualidade e disponibilidade de materiais, a presença de patologias em obras de edifícios residenciais e comerciais recém-construídos ainda é recorrente. Os estudos publicados por Vazquez e Santos(2010) identificaram as manifestações patológicas mais frequentes ocorridas entre a etapa de pós-entrega até a vigência da garantia contratual e recuperadas como serviços de assistência técnica.



Todos os imóveis foram construídos por uma grande construtora nacional. Ademais, também foram apurados os gastos necessários ao tratamento dessas patologias. As amostras foram coletadas entre janeiro/2005 e maio/2008 e compreenderam 53 empreendimentos imobiliários de médio e alto padrão localizados na Barra da Tijuca e Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Dados extraídos desse trabalho permitiram elaborar a tabela abaixo.

Tabela 1 – Manifestações Patol...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica