Publicado em 18 jun 2019

Os ensaios em bacias sanitárias

Redação

As bacias sanitárias são responsáveis pelo maior consumo de água em uma residência e a instalação de equipamentos economizadores em pontos de grande consumo pode reduzir significativamente o volume de água. Dessa forma, a melhor escolha é usar bacia sanitária com caixa acoplada e que cumpra a norma técnica. O modelo antigo, com válvula de descarga na parede, consumia, em média 18 litros de água, volume muito maior que o necessário. E esse consumo pode ser infinitamente maior se o usuário mantiver a válvula de descarga apertada, como é o hábito de muita gente. Agora, as bacias já são fabricadas para o acionamento de válvulas de 6 litros.

bacia1Da Redação –

Atualmente, a água é um recurso natural limitado. A população aumenta dia a dia e as fontes de água doce de boa qualidade vêm diminuindo a um ritmo preocupante. Assim, toda medida que diminua o consumo de água é bem-vinda e os sistemas de descarga sanitária são responsáveis por boa parte do consumo de edifícios residenciais.



As antigas bacias sanitárias necessitavam de grandes volumes de água de descarga, podendo chegar a 15 litros ou mais a cada acionamento da válvula de descarga. Em muitos países desenvolvidos a preferência sempre foi pelos sistemas de descarga por caixa acoplada, que gasta um volume pequeno e fixo de água. No Brasil, entretanto, o sistema mais usado até hoje é o de válvula de descarga.

Mas as coisas estão mudando por aqui também. A exemplo do que acontece no primeiro mundo, em 1997, com a finalidade de reduzir o consumo d''água nas instalações sanitárias, foi estabelecida uma norma com os novos limites ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica