Publicado em 25 jun 2019

Os aspectos ambientais no projeto de produtos

Redação

Na era da produção em massa, quando todas as atividades tendem a ser planejadas em detalhes, o projeto de um produto se tornou um instrumento pelo qual a humanidade forja o mundo em que os seres humanos vivem. O alcance deste instrumento também se estende claramente à gestão problemas ambientais. Ao examinar os principais conceitos da ecologia industrial, é possível considerar a interpretação desses conceitos no contexto do projeto de processos e produtos industriais. O projeto, consistindo essencialmente de material de moldagem e fluxos de energia para satisfazer as necessidades da humanidade, torna-se um processo de transformação quando as necessidades que o geram são contextualizadas nos padrões e fluxos dos sistemas naturais, assimilando os princípios organizadores da biosfera.

ambiental2Da Redação –

A análise dos principais fatores, que influenciam a eficiência ambiental de sistemas industriais, permite a identificação dos contextos mais apropriados para uma intervenção de projeto de produtos voltada para a proteção ambiental. Em particular, pode-se destacar a importância da concepção de produtos e processos na eficiência do trabalho, reciclagem de materiais e prevenção da poluição. Devido ao seu grande potencial, portanto, o projeto se tornou um dos fatores mais influentes no desenvolvimento de sistemas e processos de produção sustentáveis.



Uma compreensão completa do potencial e da responsabilidade que a vasta tipologia das intervenções de projeto tem em relação à questão ambiental tem demorado a chegar. Embora primeiro tenha sido dada atenção à influência necessária dos sistemas socioecológicos sobre o projeto técnico no início dos anos 1960, a transição de um projeto para necessidades para um pro...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica