Publicado em 09 jul 2019

Novos cargos no ambiente de gestão por processos

Redação

A principal função de um gerente de macroprocesso é assegurar que o conjunto de processos sob sua responsabilidade estão operando de maneira harmoniosa, cumprindo a finalidade estabelecida para o macroprocesso. Para isso, realiza a análise periódica do desempenho de cada processo do macroprocesso em questão, juntamente com seus líderes, apoiando as diferentes equipes em seus esforços de melhoria contínua.

eduardo

Eduardo Moura -

Todo resultado empresarial relevante é obtido através de processos ou projetos organizacionais; nunca através de departamentos isolados. Assim, a gestão por processos é o antídoto contra os males crônicos do velho paradigma da gestão por departamentos, pois essa nova forma de administração subordina a estrutura vertical de departamentos e a coloca a serviço do fluxo horizontal de criação de valor, integrando efetivamente as diferentes áreas através de processos empresariais padronizados. Dessa forma, pode-se esclarecer alguns aspectos importantes que devem ser observados para que a gestão por processos funcione bem.



O primeiro ponto vital a destacar é a nova figura do líder de processo, um cargo que não existe na gestão por departamentos. Como o próprio nome diz, o líder de processo é o responsável primário por liderar a equipe de processos no dia-a-dia de trabalho, a fim de que a finalidade do processo seja cumprida ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica