Publicado em 09 jul 2019

Os ensaios de aceitação em compressores de deslocamento positivo

Redação

Os compressores podem ser definidos como estruturas mecânicas industriais destinadas a elevar a energia utilizável de ar – pelo aumento de sua pressão. Os compressores de deslocamento positivo em que o ar é admitido em uma câmara de compressão – isolada do meio exterior. O seu volume é gradualmente diminuído – processando a compressão: sob a ação de uma peça móvel, alternativa ou rotativa. Quando uma certa pressão é atingida – provoca-se a abertura da válvula de descarga, ou simplesmente, o ar é empurrado para o tubo de descarga durante a contínua diminuição do volume da câmara de compressão. Já nos compressores de deslocamento dinâmico (turbo compressor) a elevação da pressão ocorre através da conversão de energia cinética em energia de pressão do ar (fluido). Durante a passagem deste pelo compressor, o fluido admitido é colocado em contato com os impulsores (rotores aletados) dotados de alta velocidade. O fluido é acelerado e, posteriormente, seu escoamento é retardado por meio de difusores que fazem a elevação na pressão do fluido. Os difusores são uma espécie de duto – provocando a diminuição na velocidade do escoamento do ar.

compressor2Da Redação –

Os compressores são da família das máquinas operatrizes de fluxo compressível, assim como os ventiladores. São utilizados para proporcionar a elevação da pressão de um gás ou escoamento gasoso. Nos processos industriais, a elevação de pressão requerida pode variar desde cerca de 1,0 atm até centenas de ou milhares de atmosferas. Inúmeras são as aplicações dos compressores, incluindo os serviços de jateamento, limpeza, soprador de ar de forno (em refinarias), sistemas de refrigeração, etc.



Nos compressores volumétricos ou de deslocamento positivo a elevação da pressão é conseguida com a redução do volume ocupado pelo gás. No ciclo de funcionamento, inicialmente certa quantidade de gás é admitida no interior de uma câmera de compressão que então é fechada e sofre redução de volume. Finalmente, a câmera é aberta e o gás liberado para consumo.

São classificados em: compressores alternativos de pistão simples efeito e...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica