Publicado em 09 jul 2019

Os riscos das áreas contaminadas

Redação

As áreas contaminadas podem ser o resultado de uma variedade de atividades e eventos planejados, acidentais ou naturais, como fabricação, extração mineral, abandono de minas, atividades de defesa nacional, eliminação de resíduos, vazamentos acidentais, despejos ilegais, vazamentos de tanques subterrâneos, furacões, inundações, uso de pesticidas, aplicação de fertilizantes, etc. Existem milhares de locais contaminados de tamanho e significância variados em cenários que vão desde prédios abandonados em cidades do interior até grandes áreas contaminadas com materiais tóxicos de atividades industriais ou de mineração passadas. Os solos contaminados incluem os locais por manuseio inadequado ou descarte de materiais e resíduos tóxicos e perigosos; locais onde materiais tóxicos podem ter sido depositados como resultado de desastres naturais ou mesmo atentados terroristas; e locais onde manuseio inadequado ou acidentes resultaram na liberação de materiais tóxicos ou perigosos que não são resíduos. Enfim, uma área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural. Nessa área, os poluentes ou contaminantes podem se concentrar em subsuperfície nos diferentes compartimentos do ambiente, como por exemplo no solo, nos sedimentos, nas rochas, nos materiais utilizados para aterrar os terrenos, nas águas subterrâneas ou, de uma forma geral, nas zonas não saturada e saturada, além de poderem concentrar-se nas paredes, nos pisos e nas estruturas de construções.

contaminada2

Da Redação – 
As áreas contaminadas podem representar uma variedade de riscos à saúde e ao meio ambiente. Alguns locais contaminados representam pouco risco à saúde humana e ao meio ambiente, porque o nível de contaminação é baixo e a chance de exposição a contaminantes tóxicos ou perigosos também é baixa.

 



Outros locais contaminados são mais preocupantes devido às substâncias químicas que podem estar presentes e à sua propensão para persistir ou se mover pelo meio ambiente, expondo os seres humanos ou o meio ambiente a riscos. Esses locais devem ser cuidadosamente gerenciados através de contenção ou limpeza para evitar que materiais perigosos causem danos a seres humanos, animais selvagens ou sistemas ecológicos, tanto dentro quanto fora do local.

Os poluentes ou contaminantes podem ser transportados a partir desses meios, propagando-se por diferentes vias, como o ar, o próprio solo, as águas subterrâneas e superficiais, alterando suas características naturais de qualidade e determinando impactos negativos e/ou riscos sobre os bens a proteger, localizados na própria área ou em seus arredores. Se...

Artigo atualizado em 14/11/2020 09:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica