Publicado em 23 jul 2019

A medição de descargas parciais

Redação

O ensaio de alta tensão utiliza os fenômenos em isolamentos elétricos sob a influência do campo elétrico para a definição de procedimentos de teste e critérios de aceitação. Os fenômenos - por exemplo, falhas, descargas parciais, condutividade, polarização e perdas dielétricas - dependem do material isolante, do campo elétrico gerado pelas tensões de teste e modelados pelos eletrodos, bem como das influências ambientais. Assim, é importante realizar a medição de descargas parciais, que ocorrem nas instalações elétricas, componentes ou sistemas, quando ensaiados com tensões alternadas de até 400 Hz, ou contínua.

descarga2Da Redação –

As descargas parciais, como seu nome indica, limitam apenas parcialmente uma pequena parte do isolamento elétrico na forma de pequenos arcos elétricos, que queimam dentro dos defeitos que podem aparecer no sistema de isolamento. Devido ao fato de que o isolamento do sistema de cabo extrusado é muito sensível em torno de detecção de atividades de descarga parcial, medições de descarga parcial podem ser usadas como uma ferramenta de diagnóstico poderosa para avaliar as condições reais do sistema de cabos através de procedimentos de medição.



Se tais procedimentos forem incluídos nas normas, eles fornecerão uma maneira eficaz de identificar e detectar os defeitos que possam aparecer durante a instalação do sistema a cabo e evitar sua aparência durante a exploração, reduzindo, em última análise, a probabilidade de falha. Para entender o ensaio de descarga parcial, é melhor primeiro entender a descarga parcial.

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica