Publicado em 23 jul 2019

Sua empresa sobreviveria sem instalações, pessoas e sistemas?

Redação

Inundações, ataques terroristas, invasão cibernética, falha na cadeia de fornecimento, perda de um funcionário chave, etc. podem causar as interrupções no seu negócio e isso pode acontecer a qualquer momento. A continuidade de negócios significa ter um plano para lidar com situações difíceis, para que sua organização possa continuar a funcionar com o mínimo de interrupção possível. Quer se trate de um negócio, organização do setor público ou de beneficente, deve-se saber como se pode continuar em qualquer circunstância. Conheça os guias para os sistemas de gestão de continuidade de negócios ou as orientações com base em boas práticas internacionais para o planejamento, criação, implantação, operação, monitoramento, análise crítica, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão documentado. E saber dos riscos de segurança da informação que podem afetar os dados de toda a empresa. Enfim, a gestão de continuidade de negócios é um processo abrangente de gestão que identifica ameaças potenciais para uma organização e os possíveis impactos nas operações de negócio caso estas ameaças se concretizem. Este processo fornece uma estrutura para que se desenvolva uma resiliência organizacional que seja capaz de responder eficazmente e salvaguardar os interesses das partes interessadas, a reputação e a marca da organização e suas atividades de valor agregado.

continuidade2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

A continuidade dos negócios é a capacidade de uma organização em manter as funções essenciais durante e após a ocorrência de um desastre. O planejamento de continuidade de negócios deve estabelecer os processos e procedimentos de gerenciamento de riscos que visam evitar interrupções nos serviços de missão crítica e restabelecer o funcionamento total da organização da forma mais rápida e suave possível.

O requisito mais básico de continuidade de negócios é manter as funções essenciais em funcionamento durante um desastre e recuperar com o menor tempo de inatividade possível. Um plano de continuidade de negócios considera vários eventos imprevisíveis, como desastres naturais, incêndios, surtos de doenças, ataques cibernéticos e outras ameaças externas.



A continuidade de negócios é importante para organizações de qualquer tamanho, mas pode não ser prático para qualquer...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica