Publicado em 30 jul 2019

O aço carbono e microligado para uso estrutural

Redação

Os aços carbonos são ligas de ferro carbono contendo geralmente de 0,008% até 2,11% de carbono, além de certos elementos residuais resultantes dos processos de fabricação. Já os aços ligados são os aços carbono que contém outros elementos de liga, ou apresenta os elementos residuais em teores acima dos que são considerados normais. Eles devem cumprir a norma técnica para cumprir as suas funções em conformidade e qualidade.

estrutural2Da Redação –

O aço é a liga metálica mais versátil e importante, pois é produzido em uma ampla variedade de tipos e formas, cada um capaz de atuar eficientemente em uma ou mais aplicações. Tal variedade resulta da necessidade contínua de adequar o produto a requisitos específicos de aplicação que aparecem no mercado, seja pela necessidade de controle de composições químicas ou por assegurar propriedades específicas, que incluem a forma final (placas, perfis, tubos, barras, etc.).

Existem mais de 3.500 tipos diferentes de aço e cerca de 75% deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos. Isso mostra uma enorme evolução no setor. O aço carbono possui em sua composição apenas quantidades limitadas de elementos químicos como carbono, silício, manganês, enxofre e fósforo. Outros elementos químicos existem apenas em quantidades residuais.



A quantidade de carbono no aço define sua classificação. Os aços com baixo teor de carbono têm u...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica