Publicado em 06 ago 2019

A caminhada como turismo de aventura

Redação

A caminhada é um exercício aeróbico muito eficaz para a saúde. Caminhar é uma atividade física perfeita: é fácil, leve, melhora o seu astral e é capaz de proporcionar saúde, beleza e boa forma. É um exercício que poder ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade e do condicionamento físico. A caminhada, além de tudo, ainda tem a vantagem de ser a mais segura de todas as atividades aeróbicas — tanto sob o ponto de vista cardiovascular como ortopédico. Mesmo executando-a com passos rápidos, dificilmente o coração será sobrecarregado. Além disso, diferentemente da corrida, o risco de lesões nas articulações — em especial nos joelhos e tornozelos — é bem menor. Caminhar durante 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos. Além disso, evita doenças e melhora a qualidade de vida. A prática da caminhada pode ser definida de forma simples e direta como uma atividade de turismo de aventura que tem como elemento principal a caminhada. Este esporte, com adeptos no mundo todo, tem por objetivo contemplar ambientes naturais. Quase sempre praticado em trilhas que não envolvem o pernoite da pessoa no local. Esta modalidade de turismo de aventura recebe também o nome de hikking ou trekking.

caminhada2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

A caminhada consiste na realização de percurso a pé, em ambientes naturais com pouca infraestrutura, com diferentes graus de dificuldade. Pode durar desde uma hora até um dia inteiro, mas o praticante retorna ao seu local de origem para pernoitar.

A de longo curso consiste na realização de percurso a pé, em ambientes naturais com pouca infraestrutura, com diferentes graus de dificuldade. Na caminhada de longo percurso o praticante pernoitará em locais ao longo da trilha, pois o trecho percorrido excede o limite de um dia de viagem. O pernoite pode acontecer em situações diversas, como acampamentos, pousadas, fazendas e bivaques, entre outros.



O principal risco que o cliente se submete nesta atividade é relacionado à sua própria condição física, muitas vezes superestimada. Alguns dos riscos inerentes a esta atividade são, tropeços, escorregões, exposição prolongada ao sol, atrito no calçado, to...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica