Publicado em 06 ago 2019

A gestão da qualidade e a complexidade

Redação

Os sistemas de gestão da qualidade adotados pelas empresas brasileiras as auxiliam a lidar com o aumento da complexidade dos nossos dias? Realizamos uma pesquisa com 187 empresas brasileiras com sistemas de gestão da qualidade certificados para melhor compreender como elas lidam com os desafios do aumento da complexidade do mundo empresarial. Ligamos os Princípios para Gestão da Qualidade contidos na ISO 9001:2015 com ideias relativas aos sistemas complexos adaptativos (SCA) para formular um questionário que permitisse melhor compreender essa dinâmica.

nasario

Nasario Duarte Jr.

Com a globalização, internet, novas tecnologias e legislação mais rigorosa, o contexto econômico e socioambiental mundial vem se tornando cada vez mais complexo. Como consequência dessa nova realidade, os consumidores, cada vez mais bem informados e com mais opções disponíveis, requerem produtos e serviços de menor custo e de qualidade superior. Em resposta, as empresas são obrigadas a se adaptar aos novos tempos e evoluir ou correm o risco de perecer. Acompanhando estas mudanças, a gestão da qualidade evoluiu continuamente de paradigma, desde o controle da qualidade, passando pelos sistemas de gestão da qualidade (SGQ), até a gestão da qualidade total (TQM), buscando não só produtos livres de defeito, mas sistemas produtivos realmente eficazes e eficientes, capazes de melhorar continuamente.



A norma de SGQ mais conhecida é a ISO 9001, que existe desde 1987, e desde o ano 2000 incorpora princípios do TQM. Uma crític...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica