Publicado em 06 ago 2019

A manutenção de sistemas de ar condicionado

Redação

A correta manutenção de ar condicionado deve ser efetuada por empresas capacitadas e com respaldo dos fabricantes, sempre cumprindo as normas técnicas. Atualmente, os sistemas de ar condicionado e de ventilação viraram itens principais em várias residências, comércios e escritórios. Mas, para ele não se tornar o vilão das doenças respiratórias, é preciso realizar a manutenção dos aparelhos periodicamente. No caso de equipamentos de parede, para manter o ambiente limpo, deve-se ser retirada a sua tela uma vez por mês para limpar com água corrente e pedir a visita de um técnico pelo menos uma vez por ano para verificar como está o equipamento, se precisa de uma limpeza mais profunda ou apenas higienizar o aparelho. Todos esses procedimentos devem ser executados de acordo com as normas técnicas.

mauricio

Mauricio Ferraz de Paiva –

Atualmente, os edifícios e as residências se tornaram cada vez mais fechados e o grau de automatização interna também aumentou. A dependência de controles computadorizados, sistemas forçados de ventilação, sistemas de ar condicionado, dentre outros, foi crescendo. Sistemas de ventilação e ar condicionado tornaram-se mais sofisticados. Reduções nos gastos de energia foram possíveis pelo emprego de computadores para variar as quantidades de ar introduzidas no edifício, baseadas unicamente em requisitos de carga térmica nos espaços ocupados.



O único critério utilizado, no que diz respeito ao ar interior, foi a temperatura e a umidade. Outros parâmetros envolvendo a qualidade do ar utilizado dentro dos edifícios foram ignorados. Se, por um lado, houve uma preocupação crescente com a economia de energia, por outro, a qualidade do ar interno foi deixada de lado. Controles e avanços nos sistemas automatizados ca...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica