Publicado em 06 ago 2019

A recuperação de equipamentos em atmosferas explosivas

Redação

Quando um equipamento elétrico é instalado em áreas onde concentrações e quantidades perigosas de gases, vapores, névoas ou poeiras combustíveis podem estar presentes na atmosfera, medidas de proteção devem ser aplicadas para reduzir a possibilidade de explosão devido à ignição por centelhas, faíscas ou superfícies quentes produzidas tanto em operação normal como sob condições de falhas especificadas. Isso vale para o reparo desses equipamentos que tem o objetivo de restaurar a integridade do equipamento ao seu projeto original.

recuperação2Da Redação –

O objetivo do reparo de equipamentos para uso em atmosferas explosivas é restaurar a integridade do equipamento ao seu projeto original. Três condições devem ser atendidas simultaneamente antes que um incêndio ou explosão possa ocorrer. Um combustível (gás combustível) e oxigênio devem existir em certas proporções, junto com uma fonte de ignição (calor), como uma faísca ou chama.

A proporção necessária de combustível para oxigênio varia com cada gás ou vapor combustível. Suprimir ou separar com sucesso um ou mais desses três componentes pode evitar incêndio ou explosão.



Equipamentos mecânicos, elétricos, de instrumentação e de processo podem ser considerados como possíveis fontes de ignição em atmosferas potencialmente explosivas, pois podem causar faíscas, fricção ou superfícies quentes. O equipamento elétrico deve ser projetado para não fornecer qualquer fonte de ignição para evitar faíscas ou superfícies que...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica