Publicado em 13 ago 2019

A reciclagem das areias de fundição

Redação

A fundição é a técnica usada para transformar um metal em uma peça industrial, com forma e dimensões exatas. Para isso, esse metal é elevado a uma temperatura capaz de transformá-lo de sólido em líquido. Na sequência, ele é despejado em um molde (que pode ser de areia ou metálico), permanecendo ali tempo suficiente para seu resfriamento e solidificação, resultando nas peças necessárias para diversos tipos de empresas e indústrias. Os processos de fundição podem ser variados, como a fundição em areia ou em moldes metálicos. A primeira é a mais usada na produção de peças de aço e de ferro fundido, já que esses moldes são os que costumam suportar melhor as altas temperaturas de fusão. Ela também pode ser usada para a produção de peças de ligas de bronze, alumínio, latão e magnésio. De todos os métodos usados em fundição de areia, a moldagem em areia verde é o mais simples e o mais empregado. As principais vantagens são: redução dos custos, já que os moldes em areia (principalmente em areia verde) são mais baratos; boa estabilidade dimensional; menor possibilidade de trincas; e manufatura simplificada. O problema é a geração de resíduos, pois após vários ciclos de operação as características da areia mudam tornando-a imprópria para a moldagem. A partir deste instante a areia tem que ser renovada gerando então o resíduo de areia de fundição. A areia a ser descartada é colhida em um ponto conveniente do sistema de transporte interno. Os pedaços de moldes que não se desagregam totalmente (torrões) e que ficam retidos na peneira rotativa também são rejeitados. O ideal seria cumprir a norma técnica para essas areias descartadas de fundição para fins de reuso, reciclagem ou disposição.

fundição2Da Redação –

O processo de fundição por moldagem em areia caracteriza-se pelo uso de moldes de areia, que podem ser constituídos de areia natural e/ou sintética. Um processo de fundição tem como objetivo a fusão de ligas metálicas e posterior vazamento sobre condições apropriadas em moldes pré-moldados com o formato final da peça.



É um processo economicamente viável, em especial para peças de grandes portes e de geometria complexa, que são de difícil obtenção por outros tipos de processos de fabricação. As confecções de modelos, moldes e machos geralmente são necessárias para obtenção da peça final. Os modelos são construídos em formato aproximado ao da peça fundida e os moldes possuem o papel de receber o vazamento do metal líquido.

Os machos são utilizados em conjunto com os moldes e dão formas necessárias a algumas peças, como furos e vazios. Porém, não é tão simples a realização dos procedimentos de fundição por moldagem em a...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica