Publicado em 03 set 2019

A conformidade dos interruptores eletrônicos

Redação

O interruptor é um dispositivo simples, usado para abrir ou fechar circuitos elétricos. São utilizados na abertura de redes, em tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente na maioria das situações que envolvem o ligamento ou desligamento de energia elétrica. Em seu uso mais geral, o interruptor se refere a tudo que interrompe algum processo ou ação a ser realizada. Então, o interruptor deve dispor de sua força necessária para romper a continuidade de algo. Assim, deve-se conhecer os requisitos normativos aplicável aos interruptores eletrônicos e aos elementos periféricos eletrônicos associados para as instalações elétricas fixas domésticas e análogas, sejam interiores ou exteriores. Esses requisitos devem ser aplicáveis aos interruptores eletrônicos para corrente alternada somente para o funcionamento de circuitos de lâmpadas e para o comando da luminosidade de lâmpadas (variadores) ou da velocidade dos motores (por exemplo, de ventiladores) e para outras utilizações (por exemplo, comando de aquecimento), com tensão nominal não superior a 250 V e corrente nominal não superior a 16 A.

interruptor2Da Redação -

Os circuitos elétricos são utilizados para ligar dispositivos elétricos e eletrônicos de acordo com suas especificações de funcionamento, referentes à tensão elétrica de operação e à corrente elétrica suportada pelo dispositivo. Além disso, são usados para distribuição da energia elétrica em residências e indústrias, conectando diversos dispositivos elétricos por meio de fios condutores, conectores e tomadas.



De acordo com seus componentes básicos, um circuito elétrico pode desempenhar diversas funções: eliminar picos de corrente elétrica, que são prejudiciais para alguns aparelhos mais sensíveis; aumentar a tensão elétrica de entrada ou, até mesmo, abaixá-la; transformar uma corrente alternada em corrente contínua; aquecer algo, etc. As chaves ou interruptores são os dispositivos de segurança que servem para abrir ou fechar um circuito, podendo permitir ou interromper o fluxo de corrente elétrica.

Dessa forma,...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica