Publicado em 03 set 2019

A normalização para os protetores laterais de caminhões e rebocados

Redação

Os protetores laterais do caminhão são um dispositivo de segurança projetado para impedir que pedestres, ciclistas e motociclistas sejam atropelados pelos pneus traseiros de um caminhão maior. Essas proteções laterais devem ser projetadas para bloquear e desviar, prevenindo acidentes de trânsito mortais, e cumprir os requisitos normativos como forma efetiva de proteção para pedestres, ciclistas e motociclistas contra o risco de queda lateral sobre o veículo e atropelamento pelos rodados.

caminhão2Da Redação –

Há uma resolução do governo que torna obrigatório o uso de protetores laterais nos veículos de carga de grande porte com data de fabricação a partir de janeiro de 2011. O objetivo da exigência foi prevenir ou minimizar colisões para evitar que motos, bicicletas ou veículos de pequeno porte sejam esmagados pelas rodas do veículo pesado.

Outra vantagem da colocação de protetores laterais é a preservação da estrutura (eixos e longarinas) e dos equipamentos (tanque de combustíveis), uma vez que o impacto inicial é absorvido pelas barras protetoras. A exemplo de todos os precedentes anteriores (para-choque, air bag e freios ABS), foi respeitado o princípio do direito adquirido, eximindo-se da exigência os veículos já em circulação. O protetor lateral vai complementar o para-choque traseiro, já regulamentado, desde 2003, pela Resolução no 152.



O protetor lateral deverá suportar uma força estática horizontal de 5 kN aplicad...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica