Publicado em 10 set 2019

O desempenho de tintas para edificações não industriais

Redação

As tintas são uma mistura de pigmentos e aglutinantes geralmente disponíveis no estado líquido. As tintas formam um filme sólido quando aplicadas sobre uma superfície. Este filme protege a superfície de muitos perigos, como corrosão, intemperismo, ataques químicos, etc. As estruturas de madeira ou metal podem prolongar sua vida útil quando revestidas com tintas. As tintas de proteção também fornecem aparências estéticas às superfícies. Assim, as tintas desempenham um papel importante em obras e projetos de construção.

tinta2

Da Redação –

A maioria das tintas é composta de três partes principais: um pigmento/corante, um aglutinante para ajudar a aplicar a tinta e grudar na superfície e um solvente/transportador para manter a tinta líquida. Outros compostos como estabilizadores, surfactantes e espessantes também podem ser adicionados.



Uma vez aplicada a tinta, o solvente evapora e deixa os componentes sólidos na superfície. Os solventes são os maiores contribuintes para o nível de compostos orgânicos voláteis (COV) nas tintas.

Eles são produtos químicos com altas pressões de vapor à temperatura ambiente, o que significa que eles entram facilmente em sua forma gasosa e se dissipam no ar circundante. O cheiro associado a muitas tintas é devido ao seu teor de COV. Nem todos são prejudiciais, mas certos COV podem contribuir para dores de cabeça, tontura, exacerbação da asma, irritação dos olhos, nariz e garganta e, se a exposição for prolongada, dano...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica