Publicado em 10 set 2019

O transporte rodoviário e o recebimento de hidróxido de sódio

Redação

O hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, ou lixívia, é um composto inorgânico com a fórmula química NaOH. É uma base metálica branca e altamente cáustica e um sal alcalino que está disponível em grânulos, flocos, grânulos e como soluções preparadas em diferentes concentrações. O hidróxido de sódio forma uma solução aproximadamente saturada de 50% com água. O hidróxido de sódio é solúvel em água, etanol e metanol. Este álcali é deliquescente e absorve prontamente a umidade e o dióxido de carbono no ar. O hidróxido de sódio é usado em muitas indústrias, principalmente como uma base química forte na fabricação de celulose e papel, têxteis, água potável, sabões e detergentes e como um limpador de drenos.

transporte2Da Redação –

O hidróxido de sódio (soda cáustica) é altamente solúvel em água, e as soluções de hidróxido de sódio são consideradas bases fortes. A produção mundial anual de hidróxido de sódio é da ordem de 60 milhões de toneladas. É universalmente usado como agente de neutralização na indústria química, fabricação de papel, etc. A soda cáustica contém em geral 30% em peso de hidróxido de sódio.



O hidróxido de sódio reage lentamente com o vidro para formar silicato de sódio, de modo que as juntas de vidro e torneiras expostas ao NaOH tendem a congelar. Os frascos e reatores químicos revestidos de vidro são danificados pela longa exposição ao hidróxido de sódio quente, e o vidro fica fosco. O hidróxido de sódio não ataca o ferro, uma vez que o ferro não possui propriedades anfotéricas. Alguns metais de transição, no entanto, podem reagir com hidróxido de sódio de maneira vigorosa.

Por exemplo, um caminhão-tanque de alumínio se...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica