Publicado em 17 set 2019

A normalização dos equipamentos de elevação

Redação

A elevação é um processo simples de se aumentar a capacidade de transporte: uma carga arrastada, ao ser inclinada, tem reduzida sua área de contato com o solo, o que diminui o atrito. Logicamente, este procedimento cobrava um preço, em esforço de elevação, o que não permitia que fosse executado por períodos e percursos indefinidos, por um único indivíduo. Entre estas noções e a invenção da roda, a humanidade teve de se acostumar com o comportamento dos objetos cilindriformes. À medida que se descobriu que troncos e toras poderiam simplificar a movimentação de cargas, os humanos se depararam com o problema de erguê-las para cima das toras, o que iniciou a necessidade da elevação de cargas. Os equipamentos usados para elevação de cargas precisam obrigatoriamente cumprir as normas técnicas.

elevação2Da Redação –

As atividades de transporte e levantamento de cargas pesadas estão sempre presentes nas operações de montagem. Tão importantes quanto rigorosas, elas exigem muita atenção e experiência, para que possam ser executadas com eficiência e segurança. Os equipamentos e acessórios para operações de elevação devem ser escolhidos em função do peso, volume e centro de gravidade; da altura de içamento; das condições do terreno, inclusive obstáculos existentes no local; e das condições climáticas.

Com as informações do levantamento, pode-se consultar os equipamentos e acessórios a utilizar; definir um plano de levantamento; o plano de levantamento poderá ser de caráter formal ou informal, de acordo com a complexidade da operação. na preparação do levantamento, as cargas deverão ser amarradas por meio de cabos de aços, cintas ou corretes. E certas circunstância, as cargas poderão ser mantidas estabilizadas e/ou suspensas a determinada altura por pilhas de dormentes, estruturas tubulares, etc.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica