Publicado em 17 set 2019

A prova de carga em estruturas de concreto

Redação

Um dos ensaios mais eficientes para verificar a segurança de uma estrutura já concluída é uma prova de carga. Quando existem dúvidas quanto à sua estabilidade, quanto à idoneidade dos materiais de construção, utilização inadequada, ou até mesmo uma nova utilização da estrutura, é recomendado um ensaio de carregamento ou a chamada prova de carga. Uma prova de carga é o conjunto de atividades destinadas a analisar o desempenho de uma estrutura por meio de medição e controle de efeitos causados pela aplicação de ações externas de intensidade e natureza previamente estabelecidas. Já o carregamento de prova é o conjunto de ações externas especificado segundo critérios preestabelecidos que, aplicados à estrutura, a submetem a esforços solicitantes de intensidades compatíveis ou representativas da finalidade prevista para sua utilização.

carga2Da Redação –

Normalmente, um ensaio de carregamento em um elemento estrutural em grande escala ou na estrutura completa pode ser uma operação cara e consumir muito tempo. Desta forma, é adotado esse ensaio, geralmente, depois que outras hipóteses baseadas em cálculos analíticos, exames e testes localizados dos materiais apresentem um indicativo de falhas que possam comprometer a segurança da estrutura durante sua utilização normal.



As provas de carga constituem um importante método de avaliação estrutural em pontes, permitindo aos projetistas obter desde informações gerais sobre a envoltória de esforços até informações localizadas sobre o comportamento de um nó ou de um elemento isolado. Durante um ensaio de prova de carga, a estrutura pode estar submetida a um carregamento próximo ou igual ao de serviço (dependendo do caso).

Com isso o ensaio permite analisar o comportamento estrutural em condições reais de utilização. O carregamento ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica