Publicado em 17 set 2019

Os ensaios em tijolos de solo-cimento

Redação

A utilização de tijolos de solo-cimento, prensados a frio, corrobora o emprego desse material e técnica construtiva, pois não exige a queima em sua produção. As propriedades técnicas desses tijolos se apresentam satisfatórias no emprego do material na construção a partir de estudos da estabilização do solo com o cimento, almejando alternativas de tecnologia na vedação, estrutura e pavimentação dentro da construção civil, em harmonia com as tendências acerca da sustentabilidade. Dessa maneira, ocorre a redução de custo final, pois tem maior quantidade de solo em relação ao cimento, juntamente com a água para amassamento e cura do produto, pois a água é de suma importância para o processo de endurecimento em contato com o cimento. O emprego consciente do solo e cimento aliado com a redução de uso da água potável na produção de tijolos, propõe viabilizar tanto economicamente a produção do tijolo como utilizar os recursos de forma inteligente e embasado nos princípios sustentáveis. Conheça alguns ensaios que devem ser executados nesse tipo de material de construção.

tijolo2Da Redação -

O tijolo solo-cimento, também considerado como tijolos ecológicos, resultante da mistura proporcional formada na compactação de solo, cimento e água, são prensados a frio, que após sua cura se tornam endurecido. Por ser um produto que não sobrevém do processo de queima, evita o consumo de madeira e óleo combustível, beneficiando o aspecto ecológico.



Esse tipo de tijolo apresenta diversas vantagens no seu uso, desde sua fabricação ao emprego no canteiro de obras, pois tanto equipamentos como materiais utilizados são simples e de baixo custo, sendo admissível produção no próprio canteiro com solo local, o que reduz os custos com energia, transporte, armazenamento, mão de obra, desperdícios e impostos. Atualmente, o tijolo de solo cimento, também denominado como bloco de terra comprimida, é uma forma moderna da aplicação do solo como material de construção a partir dos materiais prensados a frio.

A quantidade ideal de mater...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica