Publicado em 24 set 2019

A estimativa da medição em microbiologia de alimentos

Redação

As bactérias são os micro-organismos mais importantes para o processador de alimentos, muitos são inofensivos, muitos são altamente benéficos, alguns indicam a provável presença de sujeira, organismos patológicos, deterioração e alguns causam doenças. Existem milhares de espécies de bactérias, mas todas são unicelulares e se dividem em três formas básicas: esféricas, hastes retas e hastes em espiral. Com um microscópio que amplie cerca de 1.000 vezes, pode-se observar esses seres que se reproduzem dividindo-se em duas células que se se dividem para se tornar 4, 4 se tornam 8 e assim por diante. Sob condições ideais, essa duplicação pode ocorrer tão frequentemente quanto a cada 15 minutos, para que, dentro de 5 horas, haja mais de um milhão de células da única original. Se houver 1.000 células originais em vez de uma única, haverá mais de 1 bilhão de células em 5 horas. Conheça como realizar a estimativa e a expressão da incerteza de medição (IM) associada a resultados quantitativos em microbiologia de alimentos.

alimento2Da Redação –

Pode ser destacado que algumas bactérias em forma de bastonete são capazes de existir em duas formas: esporos adormecidos e células vegetativas ativas. As células vegetativas formam esporos em condições adversas como meio de sobrevivência. As formas de esporos preservam as bactérias da fome, secagem, congelamento, produtos químicos e calor.



Quando as condições se tornam favoráveis, os esporos germinam, com cada esporo novamente se tornando uma célula vegetativa com capacidade de se reproduzir. Entre as bactérias, a esporulação não é um meio de reprodução, pois cada célula forma um único esporo que mais tarde germina em uma única célula. A maioria das bactérias esporulantes que crescem na presença de ar pertencem ao gênero Bacillus e a maioria que cresce apenas na ausência de ar pertence ao gênero Clostridium.

Já as leveduras são ovais e ligeiramente maiores que as bactérias. Elas se reproduzem mais frequentemente bro...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica