Publicado em 24 set 2019

O retorno do sarampo e a importância da vacinação

Redação

A necessidade de manter altas coberturas vacinais até a eliminação mundial das doenças de transmissão de pessoa a pessoa é fundamental para se obter sua extinção.

pedro

Pedro Luiz Tauil

Infelizmente, após a eliminação do sarampo de muitos países, por meio de campanhas de vacinação com altas coberturas populacionais, essa doença voltou a incidir em muitos desses países, inclusive no Brasil. Doença muito comum no passado, incidente principalmente em crianças, com gravidade importante, podendo levar à morte crianças desnutridas e pessoas com imunodepressão, o sarampo foi eliminado a partir do uso sistemático da vacina naqueles países que planejaram, organizaram e executaram programas de vacinação contra a doença, a partir de sua ampla disponibilidade nos anos de 1970/1980, o Brasil entre eles.



Entretanto, por várias razões, alguns países, tanto desenvolvidos, como subdesenvolvidos, não optaram por sua eliminação, por meio do uso sistemático da vacina, e a doença continuou existindo, mesmo com baixa incidência, nesses países. O intenso e cada vez mais rápido fluxo internacional de pessoas, a alta capacidade ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica