Publicado em 24 set 2019

Os ensaios em quadros de distribuição

Redação

Os quadros de distribuição são equipamentos destinados a receber e distribuir energia elétrica a uma edificação e também à proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos, que é feita por meio de disjuntores. Os quadros devem ser alocados em uma edificação em alguns níveis. O quadro de distribuição geral que recebe a energia elétrica diretamente do transformador. A proteção é feita com disjuntores elétricos de 600A. Outro nível o quadro de distribuição principal inserido na entrada da linha elétrica de um estabelecimento, como em um prédio. Ele direciona a energia elétrica para os apartamentos, e possui diversos disjuntores menores de 200 A. Já o quadro elétrico deve ser colocado dentro do apartamento, distribuindo energia para luminárias, tomadas e interruptores de cada cômodo. Normalmente, inclui um disjuntor geral, barramentos de interligação das fases, disjuntores dos circuitos terminais, barramento de neutro e de proteção, além de caixa metálica, chapa de montagem dos componentes, isoladores, tampa e sobretampa. Conheça os ensaios específicos aplicáveis aos quadros de distribuição destinados a serem utilizados por pessoas comuns.

quadro2Da Redação –

Um quadro de distribuição, também chamado de painel de disjuntores ou painel elétrico, é um componente agregado ao sistema de fornecimento de energia elétrica e ele tem a função de dividir uma alimentação elétrica em circuitos subsidiários. Em outras palavras, coleta a carga elétrica na entrada de uma indústria ou residência e a subdivide em subcircuitos.



Além disso, como cada subcircuito demanda um fusível e um disjuntor de proteção, o quadro de distribuição possui um painel com vários disjuntores termomagnéticos interligados por barramentos. Normalmente, o disjuntor principal ramifica em vários outros com cargas menores e, como o barramento pode de certa forma sofrer uma descarga elétrica, costuma-se empregar dispositivos de proteção de surto no projeto do quadro de distribuição.

Na montagem do quadro de distribuição devem ser observados a acessibilidade a todos os componentes instalados; a identificação dos componente...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica