Publicado em 24 set 2019

Os riscos de áreas com gases ou vapores inflamáveis

Redação

As névoas inflamáveis podem se formar ou estar presentes ao mesmo tempo que vapores inflamáveis. Os líquidos não considerados perigosos, devido ao seu ponto de fulgor, quando liberados sob pressão, podem também gerar névoas inflamáveis. Em tais casos, a aplicação estrita da classificação de áreas para gases e vapores pode não ser adequada como base para a seleção de equipamentos.

explosive2Da Redação –

Uma explosão é qualquer onda de combustão não controlada. Para criar uma explosão, deve haver um combustível (por exemplo, um gás explosivo como o hidrogênio) e oxidante (como o oxigênio do ar) e uma fonte de energia de ignição (por exemplo, uma superfície quente ou uma faísca elétrica). Esses três itens são comumente referidos como o triângulo do fogo.



Além disso, são necessários dois fatores adicionais, algo para misturar o combustível e o oxidante (como a turbulência criada em um vazamento de gás sob pressão) e a contenção. No entanto, é prática industrial comum usar o termo explosão para combustão confinada e não confinada.

Para qualquer mistura de gás combustível ou vapor com um oxidante, há uma energia de ignição crítica. Se alguém liberar menos do que essa quantidade crítica de energia na mistura, não haverá uma explosão de autopropagação.

Alguma combustão pode ocorrer de forma transitória, mas a ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica