Publicado em 01 out 2019

Os reservatórios de combustível de plástico para veículos

Redação

Atualmente, os especialistas automotivos acreditam que os tanques de combustível de metal podem ser corroídos pelo próprio combustível, pelos produtos químicos espalhados pelas estradas, sal, lama e cascalho. A corrosão pode enfraquecer o tanque, o que apresenta sérios riscos de vazamentos e explosões. Defendem os tanques de combustível de polietileno de alta densidade (HDPE) que são resistentes a esses ambientes corrosivos. Os projetistas modelam um carro e, no final do processo, podem preencher o espaço negativo restante com a forma do tanque de plástico. A integridade sem costura dos tanques de plástico aumenta a segurança do veículo. Os fabricantes sopram um tubo grosso e contínuo de várias camadas do polímero em um molde. Tanques de combustíveis sem costura ajudam a evitar vazamentos durante acidentes. Muitas vezes, os projetistas fabricam tanques de combustível de plástico de até seis camadas. Paredes mais espessas do tanque evitam melhor a permeabilidade ao vapor e às emissões e proporcionam maior estabilidade estrutural. Um tanque de plástico médio também pesa dois terços a menos que um tanque de metal.

tanque2Da Redação –

Os tanques de combustível de plástico são feitos de polietileno de alta densidade (HDPE). O aço é mais barato, mas há mais liberdade de projetos com o plástico. Os tanques de plástico são cerca de 30% mais leves e geralmente não têm costuras, o que os torna menos propensos a se romper em um acidente. Essa é uma grande vantagem.



O plástico também não gera faíscas e é um pouco mais flexível que o aço - no sentido de voltar à forma após o impacto. Quando um tanque de aço absorve energia de impacto, ele se dobra e muitas vezes explode nas costuras. O volume diminui e o combustível é ejetado sob pressão - o que é exatamente o que não se deseja, porque evapora rapidamente.

Os tanques de combustível de plástico são muito resistentes. É um isolador ainda melhor se houver um incêndio embaixo do veículo. Portanto, o combustível dentro do tanque leva mais tempo para esquentar. Em um incêndio em um veículos, o combustível em um ta...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica