Publicado em 08 out 2019

Os ensaios em válvula antitransbordamento de líquidos inflamáveis e combustíveis

Redação

Uma válvula antitransbordamento é um dos principais itens de prevenção do transbordo de combustíveis durante a operação de descarregamento. O equipamento previne o transbordamento de combustível no momento da descarga do produto entre o caminhão-tanque e o tanque subterrâneo. Ele deve ser instalada no interior do tanque subterrâneo de combustíveis e tem como função impedir o transbordamento durante operações de descarga de combustível, evitando graves acidentes e contaminações ambientais. Para cumprir com o seu desempenho, deve cumprir a norma técnica e ser instalada em sistema de armazenamento subterrâneo de combustível (SASC).

válvula2Da Redação –

Para a proteção do meio ambiente, os tanques de armazenamento de combustíveis devem ser instalados com as seguintes especificações: tanque de armazenamento de acordo com a norma técnica NBR 13786; câmara de acesso à boca de visita, estanque e impermeável (classe 3 - acrescentar o dispositivo de detecção de líquidos); câmara de calçada impermeável e estanque para contenção de derramamento; válvula antitransbordamento no tubo de descarga; e conexão para descarga selada do caminhão-tanque. Na linha de respiro, deverá conter válvula de retenção de vapores na sua extremidade.



Quanto à válvula antitransbordamento, é um equipamento instalado no interior do tanque de armazenamento subterrâneo de combustíveis que tem como função impedir o transbordamento durante operações de descarga de combustível, evitando graves acidentes e contaminações ambientais. Muitas delas utilizam um sistema de boia linear.

Quando o nível do combustív...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica