Publicado em 15 out 2019

O projeto dos arranjos fotovoltaicos

Redação

O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, é hoje, sem sombra de dúvidas, uma das alternativas energéticas mais promissoras para se enfrentar os desafios dos novos tempos. E quando se fala em energia, deve-se lembrar que o Sol é responsável pela origem de praticamente todas as outras fontes de energia. Em outras palavras, as fontes de energia são, em última instância, derivadas, em sua maioria, da energia do Sol. Um arranjo fotovoltaico é um conjunto de módulos fotovoltaicos ou subarranjos fotovoltaicos mecânica e eletricamente integrados, incluindo a estrutura de suporte. Não inclui sua fundação, aparato de rastreamento, controle térmico e outros elementos similares. Um arranjo fotovoltaico com aterramento funcional possui um condutor intencionalmente conectado à terra com o objetivo de garantir o correto funcionamento do sistema, ou seja, por propósitos não relacionados à segurança, por meios que não estejam em conformidade com os requisitos para equipotencialização de proteção. Conheça os requisitos de projeto das instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos, incluindo disposições sobre os condutores, dispositivos de proteção elétrica, dispositivos de manobra, aterramento e equipotencialização do arranjo fotovoltaico.

fotovoltaica2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 
A partir da energia do Sol se dá a evaporação, origem do ciclo das águas, que possibilita o represamento e a consequente geração de eletricidade ou hidroeletricidade. A radiação solar também induz a circulação atmosférica em larga escala, causando os ventos. Petróleo, carvão e gás natural foram gerados a partir de resíduos de plantas e animais que, originalmente, obtiveram a energia necessária ao seu desenvolvimento, da radiação solar.

 



As reações químicas às quais a matéria orgânica foi submetida, a altas temperaturas e pressões, por longos períodos de tempo, também utilizaram o Sol como fonte de energia. É também por causa da energia do Sol que a matéria orgânica, como a cana-de-açúcar, é capaz de se desenvolver, fazer fotossíntese para, posteriormente, ser transformada em combustível nas usinas.

A energia solar fotovoltaica é a obtida por meio da conversão direta da luz em eletricidade, denominado efeito fotovoltaico, relatado por Edmond Becquerel, em 1839. Ele é o aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de uma estrutura de material semicondu...

Artigo atualizado em 19/01/2022 10:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica