Publicado em 22 out 2019

A segurança dos elevadores unifamiliares

Redação

Normalmente, quaisquer elevadores são considerados o meio de transporte mais seguro do mundo, pois são projetados para não funcionarem ao menor sinal de falha de seus sistemas, por esta razão superam inclusive as estatísticas de segurança aeronáutica. Para que o elevador alcançasse este índice de segurança, alguns critérios e cuidados foram normalizados para a fabricação, instalação e manutenção, tornando praticamente improvável que algo aconteça. Mas da mesma forma em que esse equipamento é seguro para os usuários, ele apresenta inúmeros riscos à segurança dos profissionais envolvidos em sua instalação e conservação, sendo nestas atividades onde as regras de segurança não são cumpridas e podemos observar riscos de acidentes. A prevenção contra acidentes em equipamentos de transporte na vertical busca desenvolver procedimentos para administrar todos os aspectos relativos à segurança e à saúde das pessoas envolvidas nessa área. A instalação de elevadores unifamiliares deve ser executada de acordo com a norma técnica.

elevador2Da Redação –

Basicamente, um elevador tem a sua cabina montada sobre uma plataforma, em uma armação de aço constituída por duas longarinas fixadas em cabeçotes (superior e inferior). O conjunto cabina, armação e plataforma denomina-se carro. O contrapeso consiste em uma armação metálica formada por duas longarinas e dois cabeçotes, onde são fixados pesos (intermediários), de tal forma que o conjunto tenha peso total igual ao do carro acrescido de 40 a 50% da capacidade licenciada.



Tanto a cabina como o contrapeso deslizam pelas guias (trilhos de aço do tipo T), através de corrediças. As guias são fixadas em suportes de aço, os quais são chumbados em vigas, de concreto ou de aço, na caixa. O carro e o contrapeso são suspensos por cabos de aço ou novos elementos de tração que passam por polias, de tração e de desvio, instaladas na casa de máquinas ou na parte superior da caixa.

O movimento de subida e descida do carro e do contrape...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica