Publicado em 22 out 2019

Os perigos das árvores em áreas urbanas

Redação

A fim de oferecer a segurança da população e para a manutenção dos serviços ambientais prestados pelas árvores nas cidades, há a necessidade de aplicação de critérios técnico-científicos padronizados para a avaliação das árvores e de suas partes, quanto ao risco de queda, reduzindo-se o risco de acidentes e assegurando-se o manejo preventivo adequado.

editorial2As florestas urbanas são um tópico frequente nas discussões sobre espaços verdes em ambientes das cidades. Elas representam a soma de toda a vegetação arbórea que circunda as áreas urbanas, desde pequenos centros urbanos até grandes áreas metropolitanas, incluindo ruas, avenidas, parques, praças, áreas públicas e privadas e áreas de conservação.



As árvores em ambientes urbanos fornecem inúmeros benefícios socioambientais de natureza ecológica, biológica e psicológica, além de benefícios econômicos indiretos, tornando-se um fator determinante da saúde mental, influenciando diretamente o bem-estar das pessoas. Contudo, as árvores nos centros urbanos podem causar uma série de problemas, como o levantamento das calçadas devido ao crescimento das raízes, queda de frutos, galhos ou a própria árvore. Esses eventos podem causar acidentes e danos a pessoas e propriedades.

Assim, os riscos de acidentes, devido à queda de uma árvore ou parte dela, podem ser potenci...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica