Publicado em 29 out 2019

A documentação para um sistema fotovoltaico

Redação

Um sistema fotovoltaico conectado à rede é o conjunto de equipamentos capaz de transformar a energia do sol em energia elétrica e colocá-la na rede elétrica de energia. Os painéis solares convertem a energia do sol em energia elétrica através das células fotovoltaicas. Deve-se disponibilizar as informações e a documentação mínimas compiladas após a instalação de um sistema fotovoltaico conectado à rede.

solar2Da Redação –

Os sistemas fotovoltaicos objetivam levar energia elétrica a locais de difícil acesso (se comparado com as tecnologias convencionais), em especial a rede elétrica. Por isso, os primeiros sistemas fotovoltaicos eram do tipo isolado da rede elétrica, ou seja, a energia gerada pelas placas solares alimentava diretamente um banco de baterias, as quais, por sua vez, alimentam os aparelhos consumidores.

No início dos anos 90, foi introduzido o uso de inversores (aparelhos que convertem a corrente contínua para corrente alternada) ligando diretamente as placas solares (painéis solares) à rede pública de energia elétrica. Assim, iniciou-se o conceito de sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica, também chamado de sistema on grid, que também deu origem ao conceito de sistema fotovoltaico isolado da rede.



Os primeiros sistemas fotovoltaicos conectados à rede foram instalados na Alemanha, no começo dos anos 90. Já naquela época h...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica