Mike Mussallem: um exemplo a seguir

As suas ações são exemplos excelentes de como tornar o mundo um lugar melhor.

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Seja como Mike – mas não estou me referindo a Michael Jordan (apesar do que o comercial Gatorade dos anos 90 diz) (1). Estou me referindo a Mike Mussallem, presidente da Edwards Lifesciences Corp. (Edwards) (2). Mike não apenas lidera uma empresa de assistência médica conhecida por avanços médicos, mas também garante que a empresa tenha o usuário final em mente o tempo todo.

Mike é movido por uma paixão por ajudar aos pacientes. Ele lidera o esforço para atender às necessidades não atendidas de assistência médica e trabalha para melhorar os resultados dos pacientes e melhorar a vida, ao mesmo tempo em que agrega valor ao sistema de saúde. Como presidente, ele é a definição de responsabilidade social – doa consistentemente a causas beneficentes, canalizando dinheiro para onde é mais necessário e desafiando o estereótipo do presidente de empresas, inserindo práticas comerciais éticas acima de tudo. Ele é um dos poucos que se preocupa mais com o consumidor do que com o todo poderoso dólar.

No ano passado, Mike foi eleito o 15º CEO do mundo pela Harvard Business Review (3). Mas, não é isso que o torna tão popular. O que torna Mike popular é seu trabalho, assegurando a cultura de retribuição da Edwards à comunidade, sua consciência inesperadamente grande e seus esforços contínuos para garantir que a qualidade seja incorporada ao longo do ciclo de vida dos dispositivos médicos e da saúde em todo o mundo – da sala de reuniões ao armazém de fabricação e ao hospital.

Salve uma vida (indiretamente)

Apesar de sua reputação, eu não tinha ouvido falar de Mike Mussallem até uma auditoria recente que eu estava realizando, durante a qual meu cliente, Jose Chavez Jr., mencionou um artigo descrevendo o compromisso de Mike com a qualidade. O artigo afirmava que, na abordagem de Mike para fazer a coisa certa para os pacientes, ele organiza eventos em que as pessoas que produzem uma válvula cardíaca, por exemplo, encontram pessoas cujas vidas foram salvas por essa válvula cardíaca. O artigo descreve esses eventos com  lágrimas dos dois lados (4).

Não se pode colocar um preço sobre o calor que esses eventos geram – para não mencionar a reafirmação de todos os funcionários da Edwards de que o que eles fazem é importante. O artigo que Chávez compartilhou comigo deixou uma impressão duradoura e uma necessidade de compartilhar sua história.

Como consultora independente, incentivo todos os meus clientes a reiterar a seus funcionários a importância do que fazem. Toda pessoa que trabalha em uma organização de dispositivos médicos indiretamente desempenha um papel importante em salvar vidas.

Como profissionais de qualidade, é nosso trabalho garantir a importância de todas as partes interessadas no resultado do produto final. Pergunte a si mesmo o que você pode fazer em sua organização para cumprir essa tarefa frequentemente negligenciada. (Posso recomendar reuniões de operador para cliente cheias de lágrimas?)

Prove isso

A segurança dos dispositivos médicos é a número 1, e Mike sabe a importância de expandir a sua empresa, construindo uma reputação confiável com produtos de boa qualidade e não expandindo sua empresa, construindo uma reputação centrada no tamanho da empresa ou em produtos baratos. Ele também sabe a importância de fornecer evidências que comprovem a qualidade dos produtos (5).

Mike e sua equipe comprovam a segurança dos produtos Edwards com décadas de dados pós-mercado e testes clínicos múltiplos e contínuos. Se isso não for suficiente, ele também comprova a qualidade dos produtos Edwards com dados econômicos de qualidade de vida e saúde. Ele vai além do CEO típico de dispositivos médicos e fornece estatísticas e pontos de dados para ajudá-lo a entender por que se deve confiar nos produtos da Edwards e não apenas aceitar sua palavra. Se ao menos os políticos fossem como Mike.

Na indústria de dispositivos médicos regulamentada pela Food and Drug Administration dos EUA, o conhecido ditado se não está documentado, não aconteceu não poderia ser mais verdadeiro. Como profissionais de qualidade, esforçamos para garantir que produzimos bons produtos e que possamos provar isso também. Mike dá um passo adiante e usa a documentação, os dados e outras evidências sobre os produtos da Edwards para atender às regulamentações e aos requisitos de qualidade do produto, e também como uma ferramenta de venda – é marketing gratuito. Interaja com sua equipe de vendas e gerenciamento de alto nível e mostre a eles sua documentação e evidência – a prova de que eles precisam para mostrar ao mundo que sua organização produz produtos de qualidade.

Faça o bem

Se você procurar no Google “Mike Mussallem”, descobrirá que ele doou seu tempo, dinheiro, iniciativa e liderança para garantir que a política de devolução que ele cumpre seja incutida em todos os funcionários da Edwards. Mike lidera pelo exemplo – você não pode dizer o mesmo da maioria dos CEO.

O objetivo de Mike é que todos os funcionários da Edwards participem de trabalhos de caridade ou comunitários. A Edwards Lifesciences Foundation forneceu educação, triagem e tratamento a mais de 1 milhão de pessoas carentes (6). Mike desafia todas as probabilidades, sendo extraordinário em liderar uma empresa lucrativa e em retribuir.

Há muito mais para garantir um ambiente de qualidade, além de simplesmente garantir que seu produto atenda aos requisitos do cliente. Também inclui jogar algumas moedas extras no banco do carma.

O que Mike prega sobre doações deve ser adotado por todas as organizações em todos os setores. Minha pizzaria, por exemplo, doa para a reunião de PTA da escola local e para os membros menos favorecidos da comunidade. E os advogados ocasionalmente aceitam casos gratuitos para pessoas que não podem pagar por representação legal. Até pequenas lojas de produtos para mamãe e papai fazem doações para suas comunidades ou patrocinam os times de softbol da criança local.

Nenhuma organização está isenta de fazer o bem e retribuir. Como profissionais de qualidade, devemos esforçar para fazer o mesmo e liderar pelo exemplo e convencer os líderes de nossas organizações e indústrias a fazer o mesmo.

Podemos aprender muito com os bons e maus líderes corporativos do mundo. Parece que ouvimos muito sobre o mal hoje em dia, por isso é revigorante ouvir uma história sobre tanto bem feito por um CEO que desafia todos os ismos de ser CEO. As ações de Mike são exemplos excelentes de como tornar o mundo um lugar melhor. Todos devemos aprender a ser como Mike.

Referências

(1) Darren Rovell, Famed ‘Be Like Mike’ Gatorade Ad Debuted 25 Years Ago, ESPN, Aug. 9, 2016.

(2) Our Leaders, Edwards Lifesciences Corp., www.edwards.com/aboutus/ourleaders.

(3) The Best-Performing CEOs in the World 2018, Harvard Business Review, November-December 2018.

(4) Barry O’ Halloran Mike Mussallem: Making Limerick a Centre of Heart Valve Technology, Irish Times, April 19, 2019, https://tinyurl.com/y5yzogdc.

(5) We Need to Show Up With Evidence: Edwards Lifesciences CEO, Modern Healthcare, Jan. 24, 2015, https://tinyurl.com/y2ygxk8a.

(6) Jeff Collins, Most Influential 2018: Edwards Lifesciences CEO Mike Mussallem Leads Company Making Medical Breakthroughs, Orange County Register, Dec. 23, 2018, https://tinyurl.com/yyv5ch5z.

Denise Wrestler é consultora independente de garantia da qualidade/regulamentação da CYA Medical Device Consulting em Dallas. Ela é bacharel em engenharia química e biomédica pela Universidade da Califórnia, Irvine. Membro da ASQ, Wrestler é uma auditora e engenheira de qualidade certificada pela ASQ.

Fonte: Quality Progress/2019 October



Categorias:Opinião, Qualidade

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