Publicado em 05 nov 2019

A conformidade dos sistemas de comunicação para automação de sistemas de potência

Redação

Os sistemas elétricos de potência são grandes sistemas de energia que correspondem à geração, à transmissão e à distribuição de energia elétrica. O seu objetivo principal é transferir toda a energia elétrica convertida pela transformação de qualquer fonte de energia primária (água, carvão, vento, etc.) aos consumidores. Consequentemente, o ciclo iniciado pela escolha da forma de energia elétrica tem como objetivo final o consumidor. Deve-se conhecer as técnicas-padrão para avaliar a conformidade de implementações, bem como técnicas específicas de medição a serem aplicadas na determinação de parâmetros de desempenho. A utilização destas técnicas aprimorará a habilidade do integrador do sistema para facilmente integrar os Intelligent Electronic Devices (IED), operar os IED corretamente e suportar as aplicações de acordo com o pretendido.

potência2Da Redação –

Como não há meios suficientemente desenvolvidos para a armazenagem de energia elétrica, com exceção das baterias, que desenvolvem somente pequenas quantidades, não é possível atender a todos os tipos de consumidores. Uma vez que não se pode armazenar quantidades suficientes de energia elétrica para consumo posterior, deve-se consumir toda a energia elétrica, convertida ou gerada, sob pena de desperdiçar aquela parte que não for consumida.



Além disso, deve-se estudar todas as possibilidades de armazenagem de energia primária, para que esteja disponível no momento da necessidade de conversão em energia elétrica. Consequentemente, a extensão do sistema elétrico de potência será determinada em função da localização da fonte de energia primária.

Muitas vezes, é possível transportar a energia primária até o local escolhido para a conversão, como, por exemplo, os combustíveis (carvão, solar, vento, óleo, gás, etc.). Neste c...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica