Publicado em 05 nov 2019

As especificações do asfalto no Brasil

Redação

Muitas pessoas desconhecem as diferenças entre pavimentos e asfaltos. Quando se fala de problemas no asfalto, significa que a camada superior do pavimento está desgastada pelas ações do tempo ou pelo intenso fluxo de veículos. Em relação aos problemas na pavimentação, pode-se dizer que as camadas subsuperficiais apresentam algum tipo de falha estrutural ou funcional, que também podem levar a problemas no asfalto. Conheça as especificações e as características úteis obrigatórias para a determinação de desempenho teóricos e esboços de documentos técnicos para plantas de misturas de asfalto usado na manutenção e construção.

asfalto2Da Redação –

Deve-se entender que o pavimento consiste em uma camada desenvolvida com um ou mais materiais, disposta sobre o terreno natural ou terraplenado. Tem o intuito de aumentar a resistência deste terreno e permitir a circulação de carros e pessoas por uma via.

Os materiais escolhidos durante a pavimentação devem ser avaliados pela capacidade de drenagem, ou seja, em absorver a água no interior de suas estruturas. Outra questão importante é a criação de um sistema de drenagem subsuperficial para evitar danos como bombeamento, desagregação e diminuição da resistência no cisalhamento dos materiais.



Entre os principais problemas que atingem os pavimentos estão a infiltração, que causa danos na estrutura e reduzem a vida útil destas construções, e a capilaridade, que ocorre devido à ação da tensão superficial nos vazios do solo acima da linha de saturação. Os principais efeitos danosos que a falta de manutenção e drenagem nestes...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica