Publicado em 05 nov 2019

Pode o cálculo fracionário ser aplicado à teoria da relatividade?

Redação

Na abordagem (dita) clássica do cálculo integral e diferencial, concebida há pouco mais de três séculos com contribuições independentes de Newton e Leibniz, as subdivisões infinitesimais são (por assim dizer) inteiras: a galinha vai de grão em grão inteiro ou então ela dá passos inteiros, um após outro, em busca dos grãos.

einstein2

Sergio Adriani David

einstein3

José Antonio Rabi

Enquanto a álgebra estuda os números e suas propriedades, a geometria se preocupa com as propriedades do espaço e dos elementos nele posicionados. Tanto a álgebra como a geometria são ramos da matemática básica aos quais somos expostos em nossa trajetória escolar comum. E quanto ao cálculo?



Geralmente ensinado em cursos superiores, o cálculo é o ramo da matemática que estende conceitos da álgebra e da geometria para resolver problemas mais complicados. Então, os seguintes questionamentos surgem aqui: que problemas esses e que complicação a mais eles têm?

Em linhas gerais, são problemas em que os elementos envolvidos não são constantes, ou seja, estão de alguma forma variando. Portant...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica