Publicado em 12 nov 2019

A Qualidade das estruturas das edificações

Redação

Pode-se dizer que as estruturas de uma edificação se caracterizam por serem as partes mais resistentes de uma construção, pois elas absorvem e transmitem os esforços e são essenciais para a manutenção da segurança e da solidez de uma construção. A finalidade de uma estrutura é receber e transmitir os efeitos das ações sofridas para o solo. Dessa forma, as estruturas devem ser construídas com materiais que não são perfeitamente rígidos, chamados materiais estruturais e os construtores precisam conhecer as ações mínimas a serem consideradas no projeto de estruturas de edificações.

estrutura2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

São várias as ações que provocam o aparecimento de esforços ou deformações nas estruturas. Quando há aplicação de forças, diz-se que estas forças são ações diretas e quando há deformações impostas a uma estrutura e estas originam esforços na estrutura diz-se que estas deformações geram ações indiretas.

Assim, pode-se dizer que ações são as causas que provocam esforços solicitantes que atuam sobre a estrutura, capazes de produzir ou alterar as deformações ou o estado de tensão nos elementos estruturais. Do ponto de vista prático, as forças e as deformações impostas pelas ações são consideradas como se fossem as próprias ações. As ações de características nominais são as que não têm sua variabilidade adequadamente expressa por distribuições de probabilidade, sendo seus valores característicos substituídos por valores nominais convenientemente escolhidos. Também são as ações com baixa variabilidade, cujos valores característicos superior e inferior diferem muito pouco entre si, sendo adotados como característicos os valores médios das respectivas distribuições.

 

...

Artigo atualizado em 04/04/2020 02:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica