Publicado em 12 nov 2019

Os ensaios em transformadores de corrente (TC)

Redação

Um TC é projetado para produzir uma corrente alternada em seu enrolamento secundário proporcional à corrente que está sendo medida no enrolamento primário. Assim, a sua função é reduzir uma corrente medida na alta tensão a um valor muito menor dando condição para que seja feita a medição e o monitoramento da corrente elétrica real que flui em uma linha de transmissão alternada. Importante reforçar que o seu princípio de operação é ligeiramente diferente do que se vê em um transformador de tensão comum. Deve-se conhecer as características de desempenho dos TC destinados a serviços de medição, controle e proteção.

transformador2Da Redação –

Ao contrário de um transformador de tensão ou de potência, o de corrente consiste em apenas uma ou poucas voltas de fio de cobre no enrolamento primário podendo ser este enrolamento primário de uma única volta plana ou uma bobina de arame de alta resistência com um orifício central. Devido a este tipo de arranjo, o transformador de corrente é frequentemente chamado também de transformador tipo série, pois o seu enrolamento primário, que dificilmente tem mais do que algumas voltas, está em série com o condutor de corrente ligado à carga.



O enrolamento secundário, no entanto, pode possuir um grande número de voltas de bobina enroladas em um núcleo laminado de material magnético com baixa perda. Este núcleo tem uma grande área de seção transversal de modo que a densidade de fluxo magnético criada seja baixa usando-se assim um fio de área transversal muito menor, dependendo do quanto que a corrente deverá ser reduzida, in...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica