Publicado em 19 nov 2019

Vida longa aos campos maduros

Redação

O campo maduro(mature field) é o campo produtor de petróleo ou gás natural cujo perfil de produção se encontra no seu declínio final, aproximando-se da fase de abandono.

antonio

Antonio Souza

A produção de óleo e gás no Brasil vive hoje dois momentos bem distintos. Por um lado, o Polígono do Pré-sal, a menina dos olhos das grandes operadoras, produz em média cerca de 25 mil boe (barril de óleo equivalente)/poço. Por outro lado, temos os campos maduros em terra e pós-sal, onde a maioria está com mais de 20 anos de operação e com produção em declínio acentuado.



De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), a produção do pós-sal offshore (em alto mar), nos últimos cinco anos, e a produção terrestre, no período de 2010 a 2017, tiveram uma redução de 30%. Se considerarmos que, tanto os grandes campos do pré-sal como uma grande parte dos campos maduros pertencem às mesmas empresas, e ainda, se pensarmos no retorno de futuros investimentos nesses ativos, pode-se inferir que o apetite dessas companhias nos campos maduros deve ser pequeno, principalmente, em um ambiente de capital e...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica