Publicado em 26 nov 2019

A realidade dos caminhões autônomos

Redação

O uso de caminhões autônomos no transporte de cargas é algo inexorável e vem sendo desenvolvido por várias empresas em vários países, ainda que necessite de testes exaustivos em relação à eletrônica embarcada e sistemas integrados de condução. Porém, já cabe pensar sobre o impacto dessa revolução na logística dos transportes e, principalmente, as suas consequências em relação a essa nova tecnologia.

autônomo2

Da Redação – 

O tema caminhões autônomos evoluiu do sonho da febre utópica para uma perspectiva de realidade atualmente. De fato, os especialistas estimam que esse caminho sem volta para frotas quase que totalmente autônomas estará pronta em pelo menos dez anos. Independentemente disso, a implementação da tecnologia autônoma ocorrerá gradualmente e exigirá mais do que um pouco de supervisão até que a infraestrutura autônoma seja aprimorada ainda mais.

 

No entanto, existem muitos incentivos para trabalhar em direção a uma cadeia de suprimentos mais autônoma: da redução do impacto ambiental do setor à redução de custos logísticos em até 40%, conforme estimado pela McKinsey. Nesse estudo, fica claro que, para o setor de logística, as novas tecnologias incluem tudo, da internet móvel ao hiper...

Artigo atualizado em 04/04/2020 04:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica